Venha aprender Capoeira Angola no CEDANZE · Academia João Pequeno de Pastinha · Mestre Faísca

ASSOCIAÇÃO CEDANZE · BRASIL | EUROPA

A Instituição CEDANZE Internacional é diariamente publicitada como: AJPP·CECA

ACADEMIA JOÃO PEQUENO DE PASTINHA - CENTRO ESPORTIVO DE CAPOEIRA ANGOLA

ASSOCIAÇÃO CEDANZE | BRASIL

O Centro Cultural Dança da Zebra [ CEDANZE ] idealizado por Luís Roberto Ricardo Mestre Faísca, é uma associação que nasceu no Brasil ano 1989 nas cidades de Mococa e São José do Rio Pardo – São Paulo, foi oficializada no ano de 2003 no estado da Bahia na cidade de Salvador, inscrita no CNPJ sob o nº 06.109.443/0001-00, com sede na Rua Raimundo Viana, nº 61-E, Rio Vermelho | Vale das Pedrinhas, Salvador, Bahia.

Ao ser oficializado no ano 2003 o CEDANZE constitui um Conselho de Honra com cargo vitalício presidido por Dr. João Pereira do Santos – Mestre João Pequeno de Pastinha e outros conselheiros da mais alta expressão da Capoeira na Bahia, como o Dr. Ângelo Augusto Decânio filho – Mestre Decânio  e o Cineasta, escritor, Mestre Jair Moura.

Nessa mesma década, o Mestre Faísca institui núcleos com representantes em demais cidades brasileiras como Poços de Caldas MG, Florianópolis SC, Maragogipe (baixão do Guai) – BA, na América Latina na cidade de Montevideo – Uruguai, e em cidades europeias como Milão · IT,  Bruxelas · BE, Coimbra · PT,  Madri · ESP, Lausanne · Suiça.

ASSOCIAÇÃO CEDANZE | EUROPA

Foi com o objetivo de propagar à  Cultura afro brasileira através da Capoeira Angola mantendo à filosofia, à técnica do Mestre João Pequeno de Pastinha e o legado do C.E.C.A, que o Mestre Faísca expandiu o trabalho do CEDANZE · AJPP-CECA para Europa, coordenando núcleos com representes da instituição em Países Europeus, como: Italia, Bélgica, Espanha, Portugal, Suisse. No ano de 2012, nasce oficialmente na cidade de Paris na França, Le Centre Culturel Danse du Zèbre [ CEDANZE ] W751216911, uma instituição cultural, registrada de acordo com a lei de 1901 da França, e realiza um convênio na Espanha com a prefeitura de Cuenca passando ter um representante nessa cidade.

O CEDANZE, tem por objetivo, realizar um trabalho voltado prioritariamente à Capoeira Angola, com fidelidade aos conhecimentos transmitidos por Mestre João Pequeno de Pastinha (1917 – 2011), que teve seu saber reconhecido através de dois títulos de doutor honoris causa, concedidos pela Universidade Federal de Uberlândia e pela Universidade Federal da Bahia. Neste trabalho são enfocadas principalmente as propriedades esportiva, musical e pedagógica, compreendidas segundo a tradição ancestral de forma a contribuir na promoção de mudanças sócio-educativas.

Lembrando que no ano de 2014 na cidade de Paris, a UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura declarou a roda de Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Essa manifestação cultural afro brasileira é, hoje, praticada em boa parte do mundo!