Venha aprender Capoeira Angola no CEDANZE · Academia João Pequeno de Pastinha · Mestre Faísca

MESTRE João Pequeno DE PASTINHA

A Instituição CEDANZE Internacional é diariamente publicitada como: AJPP·CECA

ACADEMIA JOÃO PEQUENO DE PASTINHA - CENTRO ESPORTIVO DE CAPOEIRA ANGOLA

LINHAGEM | ASSOCIAÇÃO CEDANZE

Resumo biográfico do: Doutor, Mestre Professor João Pereira dos Santos · Mestre João Pequeno de Pastinha (1917 – 2011)

             Frase celebre do Mestre Pastinha: “João vou morrer, tome conta disso, Morre só o corpo, o espirito vive para sempre”

Nascido em 27 de dezembro de 1917, em Araci, cidade situada ao norte de Feira de Santana, filho de Maximiniano Pereira dos Santos e Maria Clemença de Jesus, João Pereira dos Santos passou boa parte de sua vida na área rural.

Descendente de africano e índio, parente do famoso Besouro Mangangá, primo de seu pai, João sempre teve índole corajosa. Inclusive, quando mais jovem, buscou o exército, pois soube que lá se treinava constantemente. No entanto, João não foi admitido pelas forças armadas. 

Sua experiência na zona rural teve início na Região de Queimadas, depois em Mata de São João, onde trabalhou como carreiro de bois e onde teve o primeiro contato com a Capoeira, através do ferreiro Juvêncio que lhe contava histórias da capoeira. Neste momento ele constata, “essa coisa tá pra mim”. 

Aos 25 anos, se vendo liberado por seus pais para seguir seu caminho, João se estabelece na cidade de Salvador, em janeiro de 1943. Na capital, trabalhando como servente de pedreiro, a vida o encaminha novamente na direção da Capoeira. Um colega de nome Cândido, ao notar o interesse de João pela Capoeira numa brincadeira no intervalo do trabalho, indicou o feirante Barbosa para introduzi-lo na arte, e este o levou à roda de Cobrinha Verde que acontecia embaixo de uma árvore no Chame-Chame. 

Certo dia, presente numa roda no Terreiro, chegou um senhor dizendo que queria organizar a Capoeira, convidando aos interessados a comparecerem ao Bigode, antiga fábrica de sabonetes Cicó. Chegando lá, João se inscreveu na academia passando a seguir os passos daquele que viria a ser um grande mestre, o Sr. Vicente Ferreira Pastinha. Logo após, João é elevado à categoria de treinel, ensinando a todos que por ali passaram. 

Em 1981, pouco antes do falecimento de Mestre Pastinha, ele chamou Mestre João Pequeno e disse: “João vou morrer, tome conta disso. Morre só o corpo, o espírito vive para sempre”. 

Depois da morte de Mestre Pastinha, Mestre João Pequeno abre no Forte de Santo Antônio Além do Carmo a Academia de João Pequeno de Pastinha – Centro Esportivo de Capoeira Angola e lá desenvolveu à Capoeira Angola na forma em que lhe foi ensinada por seu Mestre, deixando sempre claro em sua fala:….. “Enquanto houver Capoeira o nome de seu Pastinha não desaparecerá”.

O Mestre João Pequeno no seu currículo, teve sua obra reconhecida pelo seu Mestre e pela sociedade.
Entre tantas homenagens e títulos, citamos alguns:

Contra-mestre de Mestre Pastinha, se tornando um dos Mestre de Capoeira Angola mais influente no seu tempo

Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia · BA

Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Uberlândia · MG

Cidadão da Cidade do Salvador pela Câmara Municipal de Salvador · BA

Comendador da Ordem do Mérito Cultural pela República Federativa do Brasil

Grão-Mestre da Ordem do Mérito dos Palmares pelo Governo do Estado de Alagoas