CECA

Centro Esportivo de Capoeira Angola · C.E.C.A.

C.E.C.A – A instituição foi fundada em 1941 por Mestre Pastinha em Salvador, Bahia, Brasil. Nesta mesma decada, Mestre João Pequeno se inscreve no C.E.C.A. , é designado a treinel da academia. Deu aulas de Capoeira Angola para todos os capoeiristas que lá se matricularam, até o falecimento de Mestre Pastinha.

Mestre Pastinha, antes de falecer em 1981 proferiu uma frase, “João tome conta disso. Eu vou morrer, mas o espirito vive pra sempre”. Por este motivo, no ano 1982, Mestre João Pequeno (1917 – 2011) funda sua própria academia em Salvador, no forte de Santo Antônio além do Carmo com o nome: “Academia de João Pequeno de Pastinha – Centro Esportivo de Capoeira Angola”.

Mestre Faísca, discípulo do Mestre João Pequeno de Pastinha, orientado por ele para manter vivo o C.E.C.A. e o nome de sua  academia, denominou a SEDE do seu trabalho na comunidade vale das pedrinhas, como: “Academia João Pequeno de Pastinha – Centro Esportivo de Capoeira Angola do Rio Vermelho”, e também coordena vários núcleos da AJJP-CECA Rio Vermelho em cidades brasileiras e extrangeiras.

Logo_ CECA_Faisca