Pós-Evento · Brincadeira d’Angola
O encerramento da sessão 2022-2023 em Paris – France do núcleo do CEDANZE · Academia João Pequeno de Pastinha – CECA, aconteceu no dia 17 de junho deste ano com a produção, da segunda edição do evento Brincadeira d’Angola que contou com uma rica programação:
Workshop de Capoeira, espetáculo infantil, compartilhamento de saberes, reconhecimento da competência de alun@s da nossa escola, Vadiação de Capoeira Angola, passeio turístico e um jantar num restaurante com os convidados!
O EVENTO foi mais que um fechamento de ano da nossa escola na cidade de Paris – France
Ele simbolizou o resultado de um trabalho sócio-cultural do CEDANZE · AJPP-CECA realizado na América Latina e na Europa através da nossa equipe de professores(a), trenéos e monitores coordenados pelo Mestre Faísca, aonde temos o objetivo de manter vivo nossa linha de transmissão ancestral: Mestre africano Benedito, Mestre Pastinha e Mestre João Pequeno de Pastinha!
PEDAGOGIA do Mestre Faísca
Usando sua experiência e competência, o mestre Faísca tem oportunizado os alun@s independente da idade, nacionalidade ou gênero, descobrirem a riqueza dos valores civilizatórios afro brasileiro.
Ele tem se empenhado em aperfeiçoar a pedagogia de ensino da técnica do mestre João Pequeno de Pastinha, para facilitar crianças e adultos desenvolverem suas habilidades musicais e expressões corporais na Capoeira Angola de forma prazerosa e eficiente. Ele está satisfeito com os resultados!
Sua visão antropológica
Em uma visão antropológica o mestre Faísca, entende que as crianças por serem naturais, desprovidas de certos conceitos, sem pressa para obter um resultado final e abertas ao aprendizado, compreendem com facilidade a riqueza musical, expressão corporal e os segredos contidas na Capoeira Angola tradicional, que foi preservada em sua essência pelo: “professor, mestre e doutor João Pequeno de Pastinha”!
Coletivismo | Cooperativismo
O coletivismo e cooperativismo com o respeito mútuo, é umas das ferramentas importantes dos valores civilizatórios afro brasileiro mantido pelo mestre Faísca no seio do CEDANZE · AJPP-CECA, e temos perpetuado ele com as instituições parceiras, e com os amigos da luta e resistência contra a opressão do sistema degradante!
Um dia o mestre João Pequeno de Pastinha me disse: “Faísca, da Capoeira você pode tirar tudo: o show, teatro, psicologia, união, entretenimento, disciplina, amizade, etc.. mais se você tirar um elemento, ela deixa de ser Capoeira Angola!”
Muito obrigado à todos que participaram ativamente do evento, e contribuíram para nossa realização:
Pais, alunos(as), discípulos, comissão organizadora, instituições parceiras e os seus funcionários, mestres, professores, monitores, “presenciais e on-line” e a você que nos escuta, e deseja todos os dias sucesso para o nosso projeto popular sociocultural sem fronteiras.
Cordialmente, mestre Faísca e equipe CEDANZE · AJPP-CECA.
N.B.: Para deleite dos leitores: “Vídeo – Photos” do EVENTO
Imagens da: Preparação · decoração · workshop · turismo · restaurante
Acima: 41 “photos” especiais do Brincadeira d’Angola · 17 junho · Paris
N.B.: Você pensa que terminou, o mestre Faísca e a equipe do CEDANZE · AJPP-CECA estão preparando o Brincadeira d’Angola · junho de 2024, aguardamos vocês · até breve!