BRINCADEIRA D’ANGOLA – CUENCA · 2025
CEDANZE – Academia João Pequeno de Pastinha – CECA · Cuenca
Coordenador Geral: Mestre Faísca / Diretor técnico-adminsitrativo: Monitor Javier de La Hoz
CEDANZE AJPP-CECA · ESPANHA (resumo do núcleo e do encontro anual)
MADRI
No ano de 2010, o Mestre Faísca oficializou as atividades de Capoeira Angola do CEDANZE Academia João Pequeno de Pastinha – CECA que já acontecia na Espanha na capital Madri. Alguns anos depois os integrantes da nossa escola foram residir na cidade de Cuenca, por esse motivo desativamos o núcleo de Madri.
CUENCA
No ano de 2018, foi instituida as atividades de Capoeira Angola na cidade de Cuenca, tornando-se o núcleo do CEDANZE – AJPP-CECA · Mestre Faísca, ESPANHA.
BRINCADEIRA D’ANGOLA – 2025
Anualmente o Monitor Javier de La Hoz tem organizado em Cuenca uma vivência de Capoeira Angola tradicional e Samba de Roda do recôncavo baiano com a presença do Mestre Faísca, abrindo as portas da escola para as pessoas descobrirem o segredo e magia dessa Cultura afro brasileira, que só podemos encontrar na principal capital da Capoeira Angola, que é a cidade de Salvador, Bahia – Brasil.
No encontro Brincadeira D’Angola de Cuenca 2025, vamos ter exposição de fotos, videos, tour turistico, transmissão ao vivo, vivência de Capoeira Angola e Samba para iniciantes, avançados com o Mestre Faísca. Haverá uma Vadiação e Samba de Roda aberto ao público !
SEJAM BEM VINDOS, se registrem no evento, venham numerosos, e se juntem à nós nesse magnífico encontro em Cuenca !
PROGRAMAÇÃO
26/02 Quarta-feira · San Antón
19h as 22h Classe percussão, música e movimentos de Capoeira Angola e Samba (esclusivo para os alunos(as) do CEDANZE – AJPP-CECA – Cuenca
01/03 Sábado · San Antón
14h as 17h Vivência com o Mestre Faísca de Capoeira Angola tradicional e Samba de Roda do reconcavo baiano para os estudantes registrados no evento.
Nível : Iniciação, iniciado e avançado. Classes : De ritmos percussivos, musica de Capoeira / Samba e movimentos de Capoeira Angola dentro da técnica do Mestre João Pequeno de Pastinha adaptados a condição de cada estudante !
17h15 (Aberto ao público) Vadiação de Capoeira Angola tradicional 19h Samba de Roda
Local: Centro Social San Antón – Plaza San Lázaro
21h00 – CONFRA D’ANGOLA
02/03 DOMINGO
11h – Tour em Cuenca

VIDEO < promo > Turismo · tourisme · tourism · CUENCA
Video de promoção do turismo “de cultura, natureza, espaços abertos, com um ritmo de calma, tranquilidade e, acima de tudo, qualidade” é o objetivo da Prefeitura de Cuenca com sua nova campanha promocional, “Cuenca só para você”, apresentada pelo prefeito Darío Dolz e pelo conselheiro de Cultura e Turismo, Miguel Ángel Valero. Campanha de turismo 2020!
CUENCA · TOUR
Você já visitou alguma vez uma cidade situada entre paredes rochosas e com casas que parecem estar suspensas no ar?
As Casas Colgadas (penduradas) que literalmente sobressaem sobre o desfiladeiro do rio Huécar neste lugar de Castilla – La Mancha certamente vão chamar sua atenção. No entanto, esta Cidade Patrimônio da Humanidade com ruas de pedra e edifícios centenários também oferece um lado moderno e aposta na arte abstrata. Puro contraste a menos de duas horas de Madri.
Um passeio pelo centro histórico
Vale a pena subir as ladeiras e ruelas que adentram nesta cidade -situada entre os desfiladeiros dos rios Júcar e Huécar- para deixar-se surpreender por seus mirantes. Entre as paradas imprescindíveis está a Plaza Mayor, onde você verá os arcos da Prefeitura e a bonita Catedral, que começou a ser construída no final do século XII.
Saindo de trás do templo, uma rua leva às Casas Colgadas, as casas suspensas que são o grande símbolo de Cuenca. Três podem ser visitadas: a Casa de La Sirena (onde funciona um restaurante) e as Casas del Rey, onde você pode conhecer o Museu de Arte Abstrata Espanhola, com obras de artistas famosos como Tápies, Chillida ou Saura.
Para obter fotos espetaculares das Casas, é preciso perder o medo de altura e atravessar a passarela de ferro da ponte de San Pablo. No extremo oposto, fica o Convento de San Pablo, hoje transformado em um Parador e, portanto, em um dos melhores lugares para passar a noite na cidade que ganha ainda mais encanto quando está iluminada.
Cuenca também vai surpreender você por curiosidades como os “arranha-céus” do bairro de San Martín ou o túnel visitável da rua Alfonso VIII. Os fãs de museus têm outras opções: a Fundação Antonio Saura, a Fundação Antonio Pérez, o Museu das Ciências… E se você quiser se aprofundar nas tradições, também pode conhecer o Museu da Semana Santa, dedicado à festa mais famosa da cidade.
Culinária castelhana e zonas de banho
Cuenca é fotogênica, isso não se pode negar. Mas, além disso, tem uma culinária deliciosa. Na hora de comer, a cidade não decepciona e oferece em seus restaurantes castelhanos o melhor de sua contundente gastronomia: morteruelo (uma espécie de patê quente), ajoarriero (guisado de bacalhau), o licor típico resolí, alajú como sobremesa…
Na Plaza Mayor e em seus arredores, você verá muitos bares, embora também existam outras áreas recomendáveis para encontrar um bom restaurante, como o bairro de Castillo, na parte alta, com muito agito graças a suas mesas ao ar livre e mirantes com vista para o desfiladeiro. E se você quiser, também pode optar por restaurantes mais modernos com cozinha de autor, tabernas flamencas ou bares construídos, por exemplo, nos porões de um palácio.
O lado mais natural da cidade pode ser desfrutado especialmente no verão, quando você pode dar um mergulho na área de banho do Desfiladeiro do Júcar e comer em um restaurante próximo um delicioso arroz com lavagante. Outra opção é passear pela ruta del Cerro del Socorro ou, se você quiser conhecer um lugar realmente curioso, deslocar-se 30 quilômetros para ver as rochas da Ciudad Encantada, com formas de animais, figuras humanas…
fonte : www.spain.info/pt_BR/destino/cuenca/
CIDADE / ciudad HISTORICA · ville historique · historic town · CUENCA
Patrimônio Cultural da humanidade
Castilla-La Mancha – Ano de inscrição: 1996
Cuenca foi inscrita na Lista do Patrimônio Mundial por ser um exemplo excepcional de cidade medieval fortificada que preservou seu ambiente original intacto, juntamente com excelentes exemplos de arquitetura civil e religiosa do século XII ao XVIII. A magnífica união entre a cidade histórica e a paisagem natural em que está situada também foi destacada.
A cidade, de origem medieval, está localizada em um local acidentado e único, com vista para os desfiladeiros dos rios Júcar e Huécar. Historicamente, Cuenca era um lugar estratégico na fronteira, construída na época islâmica como um foco defensivo no centro do Califado de Córdoba. Fontes escritas do século XII destacam suas muralhas e sua importante indústria têxtil.
Em 1177, uma nova era começou para a cidade quando ela foi conquistada por Alfonso VIII de Castela. O consequente aumento da população, com o assentamento de populações cristãs e judaicas, refletiu-se no planejamento urbano e na construção de novos edifícios, como a Catedral, a primeira catedral em estilo gótico construída na Espanha.
A expansão progressiva da cidade transbordou a área superior original e as áreas inferiores foram povoadas, começando a ser organizadas em bairros. O século XVI foi o período de maior prosperidade para Cuenca, que se tornou um importante centro econômico e administrativo e uma importante atividade econômica, que diminuiu consideravelmente durante o século seguinte, quando o poder das ordens religiosas se tornou o principal apoio da cidade.
Atualmente, há três áreas urbanas diferentes: o bairro alto, os bairros históricos da classe trabalhadora e a zona de transição entre os dois. Cuenca possui um grande número de edifícios religiosos e civis de primeira linha, como a Catedral, conventos, a ponte de San Pablo ou suas famosas Casas Colgadas, hoje um símbolo da cidade.
Fonte: www.cultura.gob.es/cultura/areas/patrimonio/mc/patrimoniomundial/bienes-declarados/por-ano-de-inscripcion/1996/cuenca.html